Artigos

MULHERES SOLTEIRAS NÃO PRECISAM TEMER A SUBMISSÃO

Poucas coisas são tão assustadoras para uma mulher solteira quanto a perspectiva de serem chamadas a se submeter a um homem que ela nem mesmo conhece.


Significará ser constantemente superado na tomada de decisões? Significará que nós somos ordenados ao redor? Perderemos nossa verdadeira identidade e liberdade?


Indignação alimenta o medo


Algumas mulheres solteiras podem protestar contra a ideia de que um dia seríamos chamados a nos submetermos a um marido. Ele é inerentemente mais qualificado para liderar? Por que eu deveria desistir de minha independência? Se homens e mulheres são iguais em valor, por que nossos papéis deveriam ser distintos?


No centro de nossas objeções - pelo menos para aquelas que ainda têm de enfrentar estas questões em um relacionamento sério - é simplesmente medo. Temos medo de que uma vez que entremos em casamento, nos encontraremos forçadas a sacrificar nossas opiniões, sonhos, metas e personalidades únicas. Uma coisa é levar esses medos a sério e enfrentá-los. Muitas vezes é mais fácil simplesmente jogar fora a ideia de submissão completamente. Nossos medos são aliviados, e não temos que admitir que o problema está em nós.


Mas quando invalidamos nossos medos dessa maneira, quer o compreendamos ou não, também estamos validando uma mentira. Satanás adora distorcer nossa visão de Cristo e seu amor e, portanto, quer distorcer nossas opiniões sobre o casamento. Quando acreditamos que nossa futura submissão à autoridade do nosso marido é arbitrária, cruel ou opressiva, inadvertidamente devoramos a mentira de que a autoridade de Deus sobre nossas vidas é arbitrária, cruel e opressiva. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.


Se casarmos com um homem incrédulo ou ímpio, não devemos esperar que ele nos ame como Cristo ama a igreja. Mas se nos casarmos com um homem com um coração submetido ao de Deus, não precisamos ter medo de nos submetermos a ele. Se tivermos medo do que a submissão à autoridade divina pode tirar de nós, nossa resposta não deve ser a primeira a desafiar a autoridade, mas a examinar nossos medos. Quando Paulo diz que os maridos devem amar suas esposas da maneira como Cristo ama a igreja (Efésios 5:25), ele nos dá um retrato do tipo de homem com quem deveríamos nos casar e nos submetemos, em nossa parte, à imagem da relação entre Cristo E sua igreja (Efésios 5: 22-23).


Chamada de Submissão: Receba Amor


Nossa submissão a Deus deve moldar nossa visão de submissão a um marido. Manter uma perspectiva correta do amor de Deus é a maior fonte de capacitação para as mulheres, e isso nos dá uma visão clara do que a submissão significa para nós como futuras esposas.


O mandamento para os maridos de amar como Cristo não é pequeno ou insignificante. O amor de Cristo não se destina a rebaixar, desvalorizar ou reter-nos. Ele nos dá liberdade, proteção, direção e provisão. É para o nosso bem, não para o nosso mal (Jeremias 29:11). Este é o tipo de amor que somos chamados a abraçar graciosamente na liderança de um marido.


O amor semelhante ao de Cristo é bom


O amor de Cristo é suave e bondoso, e isto é o que ele ordena aos maridos (Colossenses 3:19; 1 Pedro 3: 7). Cristo condena sua igreja através da bondade e exortação, não vergonha ou julgamento (Romanos 2: 4), uma vez que removeu a maldição do julgamento da lei (Gálatas 3:13). Ele nos fala com doçura, para nos trazer a si mesmo. O amor cristão escolhe a bondade no exercício da autoridade, para finalmente perseguir, nutrir e fortalecer o relacionamento.


O amor semelhante ao de Cristo é cheio de graça


A ordem de Paulo é clara, pois ele compara o amor de um marido ao amor de Cristo. O fundamento do amor de Deus e do sacrifício de Cristo é a graça (Romanos 3:24), que não podemos ganhar e não merecemos. Quando ficamos aquém do que devemos ser - como diariamente - o amor semelhante ao de Cristo nos atrai de volta à verdade e nos acolhe com os braços abertos. Ele não guarda um registro de nossos erros, e é rápido para se alegrar quando nos afastamos do pecado (1 Coríntios 13: 5-6).


O amor semelhante ao de Cristo tem um coração servo


Cristo veio a este mundo para servir (Mateus 20:28). Quando nos submetemos à liderança cristã de um marido, seguimos alguém que deseja o que é melhor para os outros, colocando-os acima do que pode ser mais confortável para si mesmo. Ele persegue a vontade de Deus acima da sua (Lucas 22:42).


O amor semelhante ao de Cristo traz liberdade


Como seguidores de Cristo, temos a liberdade por meio de Cristo, quando vivemos a vontade de Deus para nossas vidas de acordo com sua palavra (Gálatas 5: 1). O amor cristão reforça a liberdade que Cristo conquistou para nós. O desejo de um marido deve ser viver de acordo com o mandamento de Deus, perseguindo seu chamado em sua vida e esforçando-se em usar o tempo e as habilidades que Deus nos deu não como escravos, mas como filhos de Deus que foram libertados. Submissão à autoridade divina não é escravizar. Na verdade, o casamento mais libertador é aquele em que somos conduzidos na lei de Cristo (1 Coríntios 9:21), capaz de caminhar obedientemente na liberdade que está nele (Gálatas 5: 1).


Livre para se submeter sem medo


Tudo o que Deus ordenou foi projetado para lhe trazer honra e nos trazer alegria. Seguir seus mandamentos e receber seu amor, incluindo o amor que ele dá através de um marido, nem sempre será fácil. Nosso pecado sempre fica no caminho. Mas Deus nos mostrou que é bom, e é para o nosso bem.


Se a visão bíblica do casamento e a complementaridade de papéis produz medo em você, ataque seus medos apoiando-se na bondade, graça e segurança de Cristo. Estes nunca irão mudar e, com a ajuda de Deus, o seu futuro marido podem cada vez mais refletir essas virtudes enquanto ele as conduz. Quando aceitamos nosso papel ordenado por Deus em nutrir e afirmar a liderança divina, contribuímos para uma exibição bonita e única do amor de Deus. Nós levantar-se ao mundo e optar por fazer um impacto eterno através de algo temporário.


Se você se casar com um homem comprometido com Cristo, o evangelho e esta visão dada por Deus para o casamento, você não precisa temer. Este tipo de amor sacrifical e submissão amorosa é algo a ser comemorado.



Autora: Marylynn Johnson

Texto Original: Single Women Need Not Fear Submission 

Tradução: Jéssica Sayuri Sumizono Rafael Ferreira



Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Projeto Perguntar Não Ofende. Não é permitido: a alteração do conteúdo original e a utilização para fins comerciais.


Caso você queira fazer alguma reclamação, bem como alguma crítica ou sugestão, envie-nos um e-mail para: pno@pipg.org.